EXPEDIÇÃO SERRAS GERAIS, TO
Ler descriçãoPassagem de avião ida e volta (VIX-PMW) inclusa
Café da manhã, almoço e jantar em Serras Gerais
Oportunidade: 5% de desconto no pagamento a vista
Percursos com subidas e descidas constantes.
DESCRIÇÃO DO PASSEIO
As Serras Gerais, localizadas em Tocantins, é uma região de beleza natural deslumbrante e diversidade ecológica. Essa área faz parte da Serra Geral, que se estende por vários estados do Brasil e é conhecida por suas formações rochosas impressionantes, vales profundos e uma rica biodiversidade. As Serras Gerais se caracterizam por um relevo acidentado, com montanhas, serras e chapadas que oferecem vistas panorâmicas de tirar o fôlego. A região é predominantemente coberta por vegetação do cerrado, mas também abriga áreas de mata atlântica e campos rupestres.
Pacote aéreo do dia 22 A 27 DE SETEMBRO (5 DIÁRIAS) para Serras Gerais.
Se você gosta de ecoturismo e aventura, Serras Gerais é um destino imperdível.
Grau de dificuldade da trilha: moderado / difícil
Condições específicas: Uso de botas ou sapato fechado OBRIGATÓRIO
O QUE ESTÁ INCLUSO
INFORMAÇÕES DO TRANSPORTE
-
Voo de ida - De Vitória (VIX) até Palmas (PMW)
Obs: O voo inclui apenas bagagem de mão (10kg) e pode sofrer alterações até 72 horas antes.
-
Voo de volta - De Palmas (PMW) a Vitória (VIX)
Obs: O voo inclui apenas bagagem de mão (10kg) e pode sofrer alterações até 72 horas antes.
-
Transporte durante toda a expedição
Carros 4x4 para quatro ou seis lugares, com ar-condicionado
INFORMAÇÕES DAS HOSPEDAGENS:
Nos hospedaremos em pousadas, simples mas aconchegantes;
Quartos com TV, ar-condicionado, banheiro e wi-fi;
Disponibilidade de quartos duplos e triplos;
Para quartos individuais terá um acréscimo de R$500,00 no valor do roteiro.
INFORMAÇÕES DO LOCAL
Pacote aéreo do dia 22/09 a 27/09 para Serras Gerais.
A expedição percorre entre 800 e 1.200 quilômetros, sendo 80% em estradas de chão. Sinal das operadoras é fraco (a operadora Claro tem melhor desempenho na região), o que te faz se conectar mais facilmente com a natureza do local (nas pousadas teremos sinal de wi-fi).
Serras Gerais é uma região turística ainda pouco conhecida situada no Sudeste do estado do Tocantins, com atrativos espalhados entre as montanhas de arenito e calcário esculpidas pela ação da água e do vento. Além das próprias montanhas, a lista do que fazer nas Serras Gerais é composta por cânions, mirantes, cachoeiras, cavernas, e rios de água transparente, além de trilhas em meio à vegetação típica do cerrado. Apesar de não possuir fervedouros, possui atrações tão belas quanto o vizinho mais famoso, o Jalapão.
Não é um parque, mas sim uma região que tem as montanhas e os atrativos espalhados por 22 municípios. As montanhas são em sua maioria formadas por arenito esculpidas pela ação das chuvas e dos ventos, além do calcário, que resultam na formação de cavernas e rios de águas transparentes.
Importante: Os atrativos listados nesse roteiro podem ser substituídos por outro de acordo com a condição climática e meteorológica do local, antes da visitação, conforme avaliação do guia. A ordem de visitação também pode ser invertida, para otimizar a logística.
ATRAÇÕES DO ROTEIRO:
Lagoa da Serra
Uma lagoa com águas cristalinas, ao fundo uma serra , possui quiosques em madeira, com mesas e bancos, área de camping e uma lanchonete que serve porções e bebidas e petiscos.
Complexo do Vale Encantado
Ao todo, o complexo apresenta algumas piscinas naturais de fácil acesso, além de um poço dentro de uma gruta, bem mais profundo.
A trilha de 3,5 km em circuito oval oferece uma vivência no cerrado, com a presença de espécies vegetais da Floresta Amazônica e da Caatinga, paredões rochosos e transição entre terrenos arenosos e calcários.
Monumento Geológico (Gruta)
A gruta é o portal de entrada para o Vale Encantado. Um ambiente totalmente preservado que só pode ser visitado por condutores credenciados, que garantem a segurança, a proteção ambiental e levam informações aos visitantes sobre a geologia local e as plantas do cerrado.
Cachoeira da Ré
A Cachoeira da Ré faz parte da trilha do Vale Encantado. A queda d'água tem esse nome pois a água ao cair na cachoeira segue o curso para dentro das rochas, dando a impressão de que o rio está voltando, ou seja andando de ré. Isso ocorre pois a cachoeira esconde a entrada para caverna, de impossível acesso, onde a água naturalmente corre, invisível aos olhos.
A Lagoa Bonita
A Lagoa fica localizada no município de Novo Jardim, bem próximo a Dianópolis e faz parte de um dos belíssimos atrativos das Serras Gerais no Tocantins. O acesso a lagoa é feito por uma trilha de 3km nível fácil. E uma super curiosidade sobre a Lagoa é que ela é um grande fervedouro, para ser mais exato, o maior de Tocantins. Um verdadeiro paraíso!
Cachoeira da Cortina
A cachoeira faz parte do Complexo do Vale dos Pássaros, e se localiza em uma propriedade privada, onde também pode-se visitar a cachoeira do Urubu Rei. A trilha é curta, 3 km ida e volta, e bem sinalizada. Nessa cachoeira também é possível visitar por cima e fazer a ancoragem na borda, onde que você fica amarrado, com equipamento de segurança, e pode ir até a borda, se tornando um atrativo legal e seguro.
Cachoeira do Urubu Rei
A Cachoeira do Urubu Rei também faz parte do Complexo do Vale dos Pássaros, e se localiza na mesma propriedade privada que a Cachoeira da Cortina. Os paredões exuberantes fazem todos pararem para tirar fotos e admirar a queda d'água da Cachoeira de cerca de 60 metros. Ar puro e a maior cadeia de serras do Brasil estão por lá. De cima dá para ver as pessoas fazendo a trilha na parte de baixo. Alguns acenam para quem está na parte de cima. Vale a pena conhecer!
Cânion Encantado
Fica no município de Almas, próximo ao Parque Estadual do Jalapão. O Cânion de 70 metros de altura com várias quedas d’água é lar de uma diversidade de animais e plantas. Um oásis no meio do Cerrado. Ainda é pouco conhecido por turistas na região. Além da trilha até o interior do Cânion, ainda se podem visitar diversas cachoeiras e a Cidade de Pedras, local onde foi gravado um episódio do reality Largados e Pelados, da Discovery Chanel.
- PROGRAMAÇÃO -
Conheça todo o roteiro da nossa viagem:
→ 22/09 - Terça-feira
– Encontro do grupo no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles (VIX)
Chegada obrigatória com 1h30min de antecedência para o check-in.
Atenção: Atrasos são de responsabilidade do viajante.
– Embarque para Palmas (sujeito a alteração sem aviso prévio)
– Hospedagem no hotel em Palmas
– Noite livre para passeios em Palmas
→ 23/09 - Quarta-feira
– Saída de Palmas rumo a Serras Gerais
– Mini CityTour pelo centro histórico de Natividade
– Almoço
– Visita à Lagoa da Serra
– Check-in na pousada
– Jantar
– Noite livre para passeios pela cidade
→ 24/09 - Quinta-feira
– Café da manhã
– Visita ao Complexo do Vale Encantado:
Trilha terrestre
Trilha aquática
Monumento Geológico (Gruta)
– Lanche
– Cachoeira da Ré
– Lagoa Bonita
– Check-in na pousada
– Jantar
– Noite livre
→ 25/09 - Sexta-feira
– Café da manhã
– Visita ao Complexo do Vale dos Pássaros:
Cachoeira da Cortina
Cachoeira do Urubu Rei
– Almoço
– Check-in na pousada
– Jantar
– Noite livre
→ 26/09 - Sábado
– Café da manhã
– Trilha do Cânion Encantado
Visita ao Mirante
– Almoço
– Retorno a Palmas
– Noite livre em Palmas
→ 27/09 - Domingo
– Encontro do grupo no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW)
– Embarque para Vitória – previsão de chegada sujeita a alterações
RECOMENDAÇÕES E DICAS
Em sua viagem para Serras Gerais antes de tudo leve muita animação
Escolha bem as roupas que você levará, pois apenas a bagagem de mão estará inclusa nos voos ida e volta.
Caso necessário, verifique a possibilidade da compra da bagagem despachada (23kg)
Não esqueça do protetor solar, carregador portátil se tiver, roupa de banho, toalha de banho e lanches para consumo durante as trilhas.
Se possível, leve também bolsas impermeáveis, para guardar equipamentos eletrônicos e documentos.